Buzz Marketing: Você tem que conhecer e aplicar esse conceito!

Buzz Marketing: Você tem que conhecer e aplicar esse conceito!

[Buzz Marketing] Planeje sua repercussão 08.11.2019

UMA ESTRATÉGIA DE GRANDE ALCANCE E QUE PODE TRAZER MUITA CREDIBILIDADE À SUA MARCA


Estar sempre presente e com uma boa visibilidade perante o público-alvo, exige conhecimento das diferentes estratégias de marketing que podem consolidar a marca no mercado.


Embora constantemente surjam novas tendências nesse campo, ações bem tradicionais não perdem a sua importância e ganham uma nova roupagem. Você provavelmente já ouviu falar em "propaganda boca a boca", o Buzz Marketing não deixa de ser uma forma planejada e assertiva dela.



O QUE É BUZZ MARKETING?


O termo “buzz”, em inglês, é utilizado para designar o famoso “burburinho”, algo que provoca comentários entre as pessoas, e repercute por si só, gerando um frenesi.


Assim, Buzz Marketing corresponde às estratégias focadas justamente nisso: chamar a atenção e fazer os clientes existentes ou em potencial falarem sobre a marca nos seus círculos de convívio social. Inclusive, as próprias redes sociais potencializaram muito essa tendência, devido ao seu poder de reverberação muito maior do que canais de mídias tradicionais.


Uma estratégia de Buzz Marketing não está vinculada diretamente a um produto específico, o objetivo principal não é vender, mas sim causar impacto. 


Um exemplo é a “Máquina da Felicidade” da Coca-Cola. Consumidores foram surpreendidos no momento da compra, recebendo muito além do seu refrigerante. Confira no vídeo produzido:






A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE ESTRATÉGIA


Afinal, vale a pena investir em ações de marketing com essa proposta?


O Buzz Marketing pode ser muito eficaz por trazer notoriedade à marca e ainda pode ser produzido com baixo investimento. Quem trabalha com gestão de marketing sabe, em todos os segmentos a concorrência é cada vez maior. Por isso, é preciso fazer com que a marca seja constantemente lembrada, mesmo quando não está lançando produtos ou serviços.


A estratégia também importante por seu grande potencial de engajar o público. Ou seja, as pessoas não vão apenas assistir passivamente à campanha, mas vão também comentar, compartilhar nas redes sociais ou enviar via WhatsApp para os seus contatos. 


Então o Buzz Marketing muitas vezes leva ao processo de viralização, já que os espectadores também se tornam promotores de forma espontânea, comentam sobre a empresa e propagam a ação em proporções gigantescas.



OS SEIS GATILHOS DO BUZZ MARKETING


O empresário norte-americano Mark Hughes cita o que chamou de “botões do Buzz Marketing”, que seriam abordagens e gatilhos para gerar o “buzz”. São seis:


Tabu: Assuntos polêmicos e controversos por si só geram debate de ideais distintos;


Incomum: Literalmente fugir do comum, inovar e despertar a atenção do público para algo fora do tradicional;


Extraordinário: Surpreender pela experiência, conseguir aquele “ual” do cliente superando suas expectativas;


Chocante: Caminho muito utilizado por gerar bastante engajamento, comentários e debate independente do ponto de vista;


Hilário: Por natureza gostamos de compartilhar momentos e conteúdos engraçados, então é uma boa estratégia para fazer valer o Buzz Marketing;


Segredo: Famoso teaser, onde nutrir o público gradativamente com “pistas” do que está por vir, provoca a curiosidade em descobrir do que se trata e ainda compartilhar tal “segredo”;


O que existe em comum entre todos eles é a fuga do óbvio. Para criar uma ação que tenha esse poder, é preciso inovar, planejar e utilizar ferramentas que auxiliem a produzir algo diferente, aquilo que já está sendo feito não gera impacto suficiente.


Apesar de muito semelhantes, o Buzz Marketing e o Marketing Viral não são as mesmas coisas. Possuem em comum o grande potencial de alcance, para o Viral quanto mais melhor. Já no Buzz Marketing a intenção é fazer o público interagir, conversar e debater sobre o tema, produto ou marca.



QUAL MELHOR CAMINHO PARA UMA BOA ESTRATÉGIA DE BUZZ MARKETING


Uma boa ferramenta para fazer Buzz Marketing é a produção de vídeos. 


Com formatos variados como um Vídeo Case, VT Comercial, Animações ou até mesmo Streaming ao Vivo, a produção de vídeo é uma maneira bem dinâmica e prática de conseguir transmitir sua ideia e prender a atenção do público.


Com vídeos conseguimos trabalhar em diversos canais de distribuição nas redes sociais e aproveitar que quando as pessoas estão “passeando” pelo feed, é assistindo vídeos que dedicam seu maior tempo.


Veja o Vídeo Teaser que produzimos para despertar a curiosidade e chamar a atenção do público alvo para o lançamento de um canal de conteúdo no YouTube, com uma série de episódios que produzimos e estão por vir.







É importante que a campanha esteja sempre alinhada com os valores, identidade da marca e também ao perfil dos consumidores. Caso contrário, a repercussão pode acabar sendo ineficiente.




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