Cannes Lions 2019 revelou tendência em ativismo social nas campanhas publicitárias

Cannes Lions 2019 revelou tendência em ativismo social nas campanhas publicitárias

[Cannes Lions 2019] Propósito e Valor 10.10.2019

ESPECIALISTAS JÁ TINHAM EXPECTATIVAS PARA RECEBER EM 2019 CAMPANHAS MAIS FOCADAS EM PROPÓSITO E VALOR AO INVÉS DO HUMOR E IRREVERÊNCIA DAS EDIÇÕES PASSADAS. CONHEÇA OS DESTAQUES PREMIADOS EM CANNES FOCADOS EM ATIVISMO SOCIAL.


PREMIADAS BRASILEIRAS


No ano de 2019 concorreram 2.093 campanhas e apenas 8 agências brasileiras foram premiadas. A AKQA levou dois Grand Prix em uma campanha para a Nike (Air Max Grafitti Stores) e outra para a música "Bluesman" do artista Baco Exu do Blues.

Na linha do ativismo tivemos também a campanha "Goleiro distraído" para a Uber e “Tapete da acessibilidade” para a Ford.


PAREDES GRAFITADAS VIRARAM PONTOS DE VENDA PARA O NOVO NIKE AIR MAX





Em uma campanha genial para a Nike, a AKQA utilizou a pegada urbana do novo tênis Air Max e fez uma parceria com grafiteiros da cidade de São Paulo.


O grande aliado dessa campanha foi o ex-prefeito de São Paulo João Doria, graças à polêmica de repercussão mundial que criou após pintar de cinza murais grafitados por mais de 200 artistas de grande influência na cultura popular.


Os artistas convidados para participar da campanha retocaram seus personagens para que usassem os diferentes modelos do novo tênis, que só poderia ser comprado via e-commerce após o escaneamento do grafite.


Cada semana um novo tênis era liberado em locais diferentes da cidade. A campanha viralizou e atingiu mais de 80 milhões de pessoas e os tênis apresentados foram vendidos em minutos.


Após a condenação de João Doria por danos ao patrimônio cultural, a campanha seguiu e convidou os artistas a refazer seus personagens, mas agora com um tênis novo - o Nike Air Max, é claro.

Premiação: Grand Prix de Media, 2 Pratas (Media e Outdoor) e 4 Bronzes (Creative eCommerce, Media e Outdoor)



VÍDEO PRODUZIDO PARA BACO EXU DO BLUES UNIFICA AUDIÊNCIAS CONTRA O RACISMO E A OPRESSÃO





O grande protagonista dessa campanha, produzida por AKQA, Coala.lab, Stink Films e Satelite Audio, é o filme que emplaca a música "Bluesman", do artista Bacu Exu do Blues.


Para chamar a atenção do público para a mensagem da música, a agência produziu um pequeno filme questionando a cultura da opressão racial.


O resultado da campanha foi mais de 20 milhões de visualizações no YouTube e um aumento de quase 500% na quantidade de seguidores do Baco Exu do Blues no Spotify.


Premiação: Grand Prix de Entertainment for Music.



GOLEIRO DO ATHLETICO USA CELULAR DURANTE JOGO E CHAMA A ATENÇÃO DA MÍDIA





O goleiro Santos, camisa 1 do Clube Athletico Paranaense, causou polêmica no Campeonato Brasileiro de 2018 ao utilizar o celular minutos antes do apito do juiz.


O jogo foi contra o Atlético Mineiro, na Arena da Baixada em Curitiba, Paraná. Santos fez o papel de "goleiro distraído", afirmando até que era normal usar o celular durante o jogo. A atitude do jogador causou polêmica e grande repercussão nos veículos esportivos.


Em uma entrevista coletiva depois do evento o jogador chamou a atenção para os acidentes de trânsito causados pelo uso do celular. A campanha, patrocinada pela Uber e criada pela Tech and Soul, trouxe grande visibilidade para a marca, apesar de ter gerado multa para o clube e suspensão para o jogador pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).


Premiação: 2 Pratas (Brand Experience & Activation e Media) e 5 Bronzes (Entertainment for Sport, Direct, Media, Outdoor e PR)



FORD REDESENHA TAPETE DO ECOSPORT PARA AMPLIAR A ACESSIBILIDADE DE CADEIRANTES NA CIDADE






A Ford, em parceria com a agência GTB Brasil, lançou um protótipo de um tapete para o porta-malas que também pode ser usado como um acessório que ajuda na mobilidade de cadeirantes em locais de difícil acesso.


O dispositivo foi desenvolvido com materiais leves e resistentes, e vem equipado com um sensor que envia dados de uso a um aplicativo, mapeando os pontos de difícil acesso na cidade.


Premiação: 1 Prata (Mobile) e 3 Bronzes (Brand Experience & Activation, Design e Sustainable Development Goals)



CARREFOUR INFLUENCIA MUDANÇA NA LEGISLAÇÃO NA UNIÃO EUROPEIA COM CAMPANHA SOBRE "MERCADO NEGRO" DE ALIMENTOS






Em uma campanha criada pela Marcel, a Carrefour defendeu sua posição ao lado dos dois milhões de agricultores que foram afetados por uma nova lei que proibia 97% das sementes utilizadas por eles.


"Black Market", como foi chamada, divulgou um vídeo chamando a atenção para o fato de que as sementes consideradas legais eram (coincidentemente?) de propriedade da indústria agroquímica, na sua maioria híbridos resistentes a determinados pesticidas.


Depois do lançamento da campanha, a Carrefour assinou um compromisso de cinco anos com os agricultores prejudicados, o que gerou a mudança na legislação autorizando novamente a comercialização das sementes antes proibidas.


Prêmio: Grand Prix de Creative Effectiveness







Referências:

https://www.forbes.com/sites/avidan/2019/06/23/cannes-lions-makes-a-point-about-trump-and-signals-an-emerging-trend-of-activism-in-consumer-ads/#aefe70e6d89d

http://www.digitalstrategyconsulting.com/intelligence/2019/06/cannes_lions_2019_roundup_social_activism_takes_centre_stage.php
http://cannes.meioemensagem.com.br/noticias2019/2019/06/22/confira-as-campanhas-brasileiras-mais-premiadas-no-cannes-lions-2019/
https://www.akqa.com/work/baco-exu-du-blues/bluesman/
http://www.digitalstrategyconsulting.com/intelligence/2019/06/cannes_lions_2019_roundup_social_activism_takes_centre_stage.php

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