Descubra como destacar suas estratégias de marketing em 2020

Descubra como destacar suas estratégias de marketing em 2020

[Trends Marketing 2020] Agora é só começar 13.01.2020

HUMANIZAÇÃO, PRODUÇÃO DE VÍDEOS, MICRO-MOMENTOS E MUITO MAIS!


Uma boa ideia e conteúdo de qualidade sempre serão as melhores ferramentas para atrair o seu target. Mas para chegar até ele é essencial acompanhar as inovações do mercado e, principalmente, o comportamento do consumidor.


Cada vez mais exigente, bem informado e com novos valores, é ele quem impulsiona a transformação da sociedade, fomenta formatos de negócios e direciona novas tendências de marketing.


Atualmente 4,2 bilhões de pessoas usam a internet no mundo e a ascensão da conectividade mobile chegará a 70% da população mundial ainda este ano.


UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS




Estudo divulgado pela Cisco (Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast).




A influência do cenário digital continua crescendo, e as tendências de marketing voltam-se à presença constante das pessoas online. Linguagem, canais, tom, tamanho, plataforma, formato, tudo precisa estar alinhado para construir relacionamentos e criar estratégias eficientes.


Em 2019, vimos grandes progressos nas mídias sociais com experiências melhores e mais personalizadas, criadas a partir de novas tecnologias e do acesso cada vez maior aos dados dos usuários.


Mas o espaço digital ainda tem muito a oferecer. Consumidores exigirão cada vez mais transparência e respeito à privacidade; o propósito e o impacto de uma empresa na sociedade já influenciam diretamente a escolha pela marca, o conteúdo audiovisual e a realidade aumentada tornaram a mídia social mais imersiva, e o vídeo avança rapidamente no engajamento.



 

CONFIRA AGORA ALGUMAS TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL QUE ESTARÃO EM EVIDÊNCIA EM 2020




1. QUANTO MAIS HUMANO MAIS ATRAENTE.


Todas as marcas buscam números, retornos, conversões, mas é importante lembrar que são as pessoas que compram e nunca devemos esquecer de colocar o humano no centro da comunicação.


Por isso que é preciso otimizar a jornada do cliente, pois buscam confiança, querem menos promessas e mais atributos para comprar produtos e serviços no tempo dele, sem ter seu espaço invadido e permitindo a customização e interação.


Interagir com o público, pode ser uma ação simples, mas desde que provoque uma emoção, como responder a um tweet, escrever um recado na tampa da caixa da pizza, ou seja, tratar clientes como pessoas, e não como uma massa, tratando o prospect como indivíduo.


Um bom ponto de partida para o marketing humanizado, é tratar sua comunicação sob 3 pilares: emoção, empatia e ética, colocando em prática estratégias com que você não gostaria de ser atingido, acompanhando sempre a geração atual, que é mais consciente e atenta aos detalhes.

Utilize tecnologias que visam entender o comportamento do usuário, ferramentas de rastreamento de dados e comportamento pixel face google analytics, afinal, contar histórias é tão importante quanto ter dados.


Lembre-se! O público quer ver o que importa para ele quando faz logon e a história que sua marca deve contar não é sobre a sua solução, sobre o seu produto, é a respeito da pessoa que você está tentando alcançar.




2. A ORDEM É SER ON DEMAND.


O conteúdo escrito para blogs, por exemplo, tem mais possibilidades de gerar resultados na otimização, além de ser ideal para linkagens internas e externas, permitindo uma série de estratégias alinhadas com outras plataformas e como o próprio nome sugere, on demand significa algo feito sob demanda, para atender ao usuário na hora e com o conteúdo que ele busca. 


Essa é uma das mais fortes tendências para 2020, explorar todas as mídias, como o vídeo, por exemplo, que atinge um número muito maior de pessoas, apesar de nem sempre ter as vantagens do conteúdo escrito. A dica é explorar diferentes formatos em um mesmo lugar e dar possibilidades de interação ao público, estreitando laços para motivar emoções e permitir uma comunicação mais próxima com a marca, motivando a ação de compra.




3. QUANTO MAIS VÍDEOS MELHOR.


Vídeos, vídeos, vídeos, quanto mais interativo melhor. O vídeo continua sendo a forma preferida de entrega de conteúdo para mais de 80% de todos os usuários na Internet. O alcance é incrível e o envolvimento é muito maior do que uma imagem por exemplo.




Vídeos são os maiores responsáveis pelo tráfego na internet significando 80% de todo o tráfego em 2019




Pesquisa da Hubspot, revela que apenas adicionar um vídeo a um e-mail aumenta a taxa de cliques entre 200 a 300%, e um vídeo em uma página de vendas, aumenta a conversão em até 80%.

 


 

 


O investimento em publicidade em vídeo deve disparar, impulsionado pelos marketplaces privados, que abocanham uma fatia cada vez maior do budget de publicidade quando a meta dos profissionais de marketing é melhor performance, exibindo os anúncios em sites de alta qualidade.


Em seus smartphones, o usuário assiste ao conteúdo em vídeo com mais frequência pelos suas redes e apps preferidos. Isso significa, que os apps terão um share cada vez maior de investimento em publicidade em vídeo.


O impacto que isso causa na publicidade é imenso, com marketplaces privados impulsionando anúncios em vídeo por meio de canais de publicidade programáticos. Só o YouTube conta com mais de 1,8 bilhões de usuários ativos mensais.


O vídeo produz métricas de marketing digital incrivelmente precisas e valiosas para fornecer dados muito mais úteis sobre o desempenho da comunicação.


Seja no Instagram, Facebook, YouTube ou em seu próprio site, o vídeo é uma ferramenta de marketing digital incrivelmente eficaz. É possível capturar e transmitir informações, compartilhar a personalidade de sua marca, manter a atenção e gerar engajamento, desde que se atente aos fundamentos da boa produção de vídeo, você pode obter ganhos impressionantes.


Vídeos gravados, transmissões ao vivo, vídeos 360 graus. Seja qual for o formato, quanto mais interativo, melhor. Os usuários de internet ficam entediados muito facilmente e as empresas precisam de originalidade para tornar os feeds de vídeo ao vivo por exemplo, um verdadeiro diferencial. Vídeo interativo e marketing de vídeo criativo que incentiva o envolvimento do usuário ultrapassam rapidamente outras forma de buscar atenção dos espectadores e as marcas que usam o vídeo para envolver e excitar os usuários vencerão.




4. VÍDEO AO VIVO, DIGA SIM AO LIVE STREAMING! UM ASSUNTO A PARTE.


O vídeo ao vivo é uma categoria separada do que falamos acima e uma das maiores tendências de marketing digital, devido ao grande aumento nos serviços de streaming e das ferramentas que permitem a transmissão ao vivo partindo de praticamente qualquer conteúdo.


A transmissão de vídeo ao vivo é especialmente relevante quando combinada com o marketing de influência. Seja a nova geração de influenciadores de mídia social ou fontes tradicionais, como personalidades, esportistas ou artistas, ter uma marca relacionada a um live streaming que interaja diretamente com os consumidores, é um grande atrativo e que gera muito engajamento atraindo atenção à marca.




5. MICRO-MOMENTOS.


A massificação do smartphone pelo mundo, mudou o comportamento do consumidor baseado em micro-momentos alterando as regras do marketing digital.


Segundo dados coletados do Google Analytics, entre maio de 2014 e 2015 houve um aumento de 112% no acesso a internet via smartphone, e neste mesmo período, o tempo gasto por visita na internet caiu 9% com um aumento de 74% em conversões em vendas no mobile. Isso demonstra que os usuários estão passando menos tempo na internet, mas ao mesmo tempo, compram mais e com mais objetividade.






É exatamente aí que os micro-momentos são extremamente relevantes, pois as decisões de compra têm sido tomadas em instantes e geradas a partir de uma necessidade que pode acontecer a qualquer hora, é o momento de querer saber, o momento querer ir, de querer fazer” e claro, querer comprar.


Neste cenário as empresas precisam ser capazes de atender a estas demandas, de entender e conectar-se com seus clientes exatamente quando e onde estão os micro-momentos de cada indivíduo.




6. MUDANÇAS NAS MÍDIAS SOCIAIS.


O alcance do Facebook ainda é imenso, mas é hora de ser criterioso ao definir com quem sua marca está fazendo marketing e certificar-se de que seu público ainda está no Facebook, pois segundo a pesquisa Social Media Trends 2018, o Instagram já aparece como a plataforma preferida dos usuários.




Imagem: Social Media Trends 2018




Como mostram os gráficos, Facebook, Instagram e YouTube se mantém como os principais canais de mídia social, mas é o Instagram que promete crescimento exponencial quanto a grandes investimentos publicitários, estando à frente do Facebook em geração de lucro, rumo a passos largos para ultrapassar também o número de usuários, o que tem levado empresas a migrar seus investimentos para o Instagram.


Mas ele não é o único que apresentou um crescimento de 3 dígitos em gastos com anúncios, o YouTube também cresceu 189% ano a ano com base no segundo trimestre até 2018.





Isso significa que estes dois canais de mídia social tendem a crescer mais que todos os outros e é hora de aproveitar ao máximo este crescimento.




7. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. A BOLA DA VEZ.


No último ano, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial levaram o marketing centrado no cliente a um novo patamar, tornando-se grandes diferenciadores, melhorando análises de tendências, definição do perfil de clientes e consequentemente estratégias de personalização ainda mais assertivas.


Dos chatbots à automação de processos robóticos, o valor de maior eficiência, maior produtividade e maior satisfação do cliente está se tornando claro, à medida que você começa a pesquisar os dados que coleta e armazena, a implantação de aplicativos inteligentes baseados em IA ajudará empresas e marcas a atingirem seus targets com maior precisão, aumentando a eficiência e abrindo caminho para experiências extraordinárias do cliente.




8. CONTEÚDO EM ÁUDIO.


Comandos de voz ganham cada vez mais espaço e tornam-se uma ótima ferramenta em marketing de busca. Estima-se que, até o final de 2020, metade de todas as consultas de pesquisa será baseada em voz, graças a evolução da tecnologia que deixa o reconhecimento de voz cada vez mais preciso, os consumidores estão acolhendo a conveniência da pesquisa inteligente.


Com mãos ocupadas e com menos tempo para ler postagens, e-books ou livros tradicionais, é muito mais conveniente ouvir conteúdos de qualidade enquanto se dirige, por exemplo. 


Uma boa dica é converter as postagens do seu blog em um formato de áudio, mas é importante ressaltar que isto não exclui a escrita de textos. É preciso combinar as estratégias do conteúdo escrito e otimizá-lo para ter um bom desempenho no mecanismo de pesquisa por voz, oferecendo mais opções para o seu público. 


Isso irá contribuir com o aumento do alcance e das vendas. Por falar em áudio, as máquinas de busca como Alexa da Amazon, Home do Google e HomePod da Apple, são fortes tendências, já que 65% das pessoas que possuem um alto-falante inteligente não voltariam a viver sem ele. 




9. AUTOMAÇÃO.


Os chatbots é outra forte tendência para este ano. Configurados da maneira correta, podem ajudar seus clientes de forma instantânea e economizar muito tempo e recursos. Por isso é o momento de analisar a opção de introduzir chatbots como parte de serviços ao cliente. Comece com as ferramentas de agendamento para garantir que sua empresa publique novo conteúdo sem precisar gastar tempo todos os dias e sempre certifique-se de adicionar um toque pessoal à comunicação para criar proximidade verdadeira com os clientes e o público-alvo. 




AGORA, É SÓ COMEÇAR.


Como descrito acima, as principais prioridades do marketing continuam sendo a personalização, a interação e o envolvimento pessoal.


Apesar de estar cada dia mais mais automático, o marketing sempre partirá de conteúdos personalizados, com qualidade de informação e o máximo de interação possível para obter mais dados e com maior precisão.


Misturar pequenas e grandes histórias é o grande mote para cativar as pessoas pela humanização do conteúdo. Procure transmitir vivências e experiências que aproximem a empresa dos clientes, sem esquecer de misturar as pequenas histórias com os temas mais profundos. Este é o truque.


E por último, mas não menos importante, a apresentação. Por mais interessante e importante que seja o conteúdo, de nada adianta se não acompanhar um design tão bem feito quanto. Um bom vídeo, uma imagem relevante ou infográficos, fazem toda a diferença para despertar interesse e prender o leitor. 

 

 


FONTES DE PESQUISA E REFERÊNCIA


towardsdatascience.com/top-6-digital-marketing-trends-to-look-out-for-in-2019-b5cdf7dcfe6
www.mariellablagomarketing.com/single-post/Back-to-School-Digital-Marketing-Trends-for-2019-and-2020
www.blog.lahar.com.br/marketing-digital/tendencias-marketing-digital/
www.listenx.com.br/blog/4-tendencias-de-marketing-no-varejo/
www.ecommercebrasil.com.br/artigos/tendencias-2020-de-marketing-de-conteudo/
www.escoladenegociosdigitais.com/tendencias/7-tendencias-de-marketing-digital-para-2019-e-2020/
www.outmarketing.com.br/o-marketing-digital-em-2020/
www.outmarketing.pt/blog/as-tendencias-do-marketing-b2b-para-2020/
www.economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/12/16/estudo-aponta-cinco-tendencias-e-desafios-para-o-marketing-em-2020.htm?cmpid=copiaecola
https://searchengineland.com/voice-search-explosion-will-change-local-search-251776
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