Produção do iFood nos mostra os benefícios da alimentação saudável e cultivo de hortas nas escolas

Produção do iFood nos mostra os benefícios da alimentação saudável e cultivo de hortas nas escolas

[Vídeo Case] Hortas Urbanas 15.07.2022

EM VÍDEO CASE PRODUZIDO PELA FISHEYE, IFOOD APRESENTA SUAS INICIATIVAS PARA LEVAR ALIMENTOS SAUDÁVEIS AOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E COMUNIDADES


Em um contexto no qual a insegurança alimentar faz parte da realidade de muitos brasileiros, o iFood decidiu realizar o projeto Hortas Urbanas, uma iniciativa social em conjunto com outros parceiros (Pé de Feijão, Gerando Falcões, Organização Cidades Sem Fome e Prato Verde Sustentável), que já impactou cerca de 12 mil pessoas.

O programa leva hortas para três escolas públicas na cidade de São Paulo, onde os alunos, auxiliados pelos professores, participam do processo de plantio, cultivo e colheita de verduras e legumes, além de aprenderem matérias da grade curricular (como ciências, português e matemática) por meio do contato com essas práticas, dando um incentivo extra à parte pedagógica.

As Hortas Urbanas também incentivam crianças a conhecerem os alimentos saudáveis e tomarem gosto por consumi-los em suas refeições cotidianas, já que uma parte da produção é direcionada à merenda escolar e outra, aos familiares dos alunos, que podem prepará-los em casa, complementando a alimentação.

Com o objetivo de divulgar o projeto e renovar seus materiais, o iFood planejava fazer um vídeo com depoimentos reais das pessoas envolvidas (diretoras e professoras da escola, alunos e seus familiares). Para isso, a empresa estava procurando uma nova produtora, e a produtora Fisheye apresentou caminhos e conceitos interessantes desde o primeiro contato.

Para abordar as iniciativas e consequências do programa na vida das pessoas beneficiadas, a produtora Fisheye sugeriu uma linha sensível e, ao mesmo tempo, divertida e fora da caixa em relação a outros vídeos de depoimentos que costumamos ver, com teor mais sério e sóbrio.


Sobre a captação de cenas cotidianas e depoimentos, inserimos ilustrações animadas, para interagir com o real, criando um ambiente acolhedor e recreativo, como se visto aos olhos imaginativos de uma criança. Trouxemos traços infantis, alegres, como se um aluno tivesse decorado o vídeo com seus desenhos. Também trabalhamos com texturas e letterings que parecem efeitos de giz, e nos fazem lembrar afetivamente do ambiente escolar.


Nosso maior desafio foi gravar um filme com direção de não atores, crianças no ambiente real de seu cotidiano e, na pós-produção, desenvolver arte e animação 2D criadas frame a frame.


Na locução, escolhemos uma narrativa para costurar os relatos dos entrevistados, com um tom de voz lúdico e infantil para simular uma historinha contada por uma criança, que associa o crescimento da planta ao seu próprio desenvolvimento físico e intelectual na escola e horta. A locução (acredite se quiser) é feita pela Brenda Mayer, uma mulher adulta, que conseguiu interpretar uma voz de menina, em inglês e português.


O processo de produção, como um todo, foi muito assertivo, evitando retrabalhos e ajustes. O resultado foi bastante positivo e se desdobrou para versões menores (para redes sociais) e em inglês.


Em poucos dias de relacionamento com o cliente, a Fisheye começou a desenvolver novos projetos com o iFood. O resultado foi muito gratificante e superou as expectativas.


Luan Augusto Marketing iFood - "A participação da produtora Fisheye foi fundamental em todo o processo, desde do briefing até a produção do filme. Sempre muito ágil e assertivo em todas entregas."

Em poucos dias de relacionamento com o cliente, a Fisheye começou a desenvolver novos projetos com o iFood. O resultado foi muito gratificante e superou as expectativas.

VEM CONFERIR O RESULTADO!


FICHA TÉCNICA
Cliente: IFood

Título: “Hortas Urbanas”

Redatora/Roteirista: Giovanna Guisard

Atendimento: Alessandro Fadini

Filme: Produtora Fisheye

Direção de cena: Jonas Samajauskas

Direção de fotografia: Ricardo Pelissari e Ricardo Beltrame

Assistente de fotografia: Guilherme Martins

Som direto: Rafael Claro de Souza

Elétrica: Paulo Cesar e Matheus Sousa

Produtor Executivo: Othon Dantas

Coordenação de Pós Produção: Andre Alves

Edição/Montagem: Melissa Bávaro e Pedro Hespanhol

Color: Melissa BávaroPós:Produtora Fisheye

Motion e composição: Rodrigo Schmier

Direção de arte e ilustrações: William Oliveira
Locução: Brenda Mayer

Mixagem: Melissa Bávaro

Financeiro: Fernanda Paulino


x

R. Voluntários da Pátria, 560 - Cj 808/809 - Santana, São Paulo - SP, 02010-000


Trabalhe Conosco

Você quer somar com um time de curiosos e fascinados por criar imagens que transformam? A Fisheye está em constante crescimento e sempre de olho em talentos para integrarem esse organismo vivo. Eaí, se identificou? Envie seu portfólio!

Sim Não
Fixo Freela
Conhecer as políticas da empresa, valores e código de ética