Seniores Conectados. Sua marca está atenta a esta imensa fatia de consumidores?

Seniores Conectados. Sua marca está atenta a esta imensa fatia de consumidores?

[Seniores Conectados] Consumidores prontos e com lucro certo 21.10.2019

ESQUEÇA OS VELHOS ESTEREÓTIPOS. DADOS INDICAM UM NOVO PERFIL DO CONSUMIDOR ACIMA DOS 60 ANOS.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo terá dois bilhões de idosos até 2050. Dados apontam para uma releitura dos conceitos sobre os consumidores seniores e seu potencial de compra.Pouquíssimas estratégias de marketing são dedicadas ao público da terceira idade. O que chega a ser até incoerente, já que 54 milhões de idosos, movimentam R$ 1,6 trilhão no mercado de consumo.


De acordo dados do IBGE, essa fatia de mercado representa mais de 4,5 milhões pessoas, que são heavy users de meios digitais, consumidores de lojas on-line e totalmente inseridos em inovações tecnológicas.



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São quase 5 milhões com acesso e domínios à internet, praticamente desprezados pela publicidade.À medida que a população idosa cresce, seu poder aquisitivo aumenta, já que eles têm mais tempo para comprar e gastar.


Não é difícil imaginar que este novo nicho de consumidor impacta diretamente o mercado da indústria e do varejo.Como todas as faixas etárias, os seniores possuem necessidades específicas, que vão muito além da qualidade de vida e saúde.



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SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA ATENDER ESTA DEMANDA?


Os idosos se sentem frustrados com a falta de conveniência de produtos e de lojas que facilitem sua experiência de compra.


Com independência financeira, vontade de gastar e consciência sobre como e o que deseja consumir, os idosos demandam mais atenção do mercado para a importância do atendimento personalizado e fidelização.


Um bom e simples exemplo é a ida ao supermercado, onde uma pessoa com 60 anos ou mais, pode ter dificuldade para encontrar o produto que precisa. Isso ocorre devido à falta de conhecimento da indústria e do varejo em lidar com esse público e mostra que ainda há muito a ser feito para satisfazer as necessidades dos consumidores mais velhos.


A produção de vídeos, animações e conteúdos digitais podem contribuir muito para conquistar essa fatia erroneamente deixada de lado.



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O público sênior está cada vez mais conectado. Seja no WhatsApp, ou curtindo as redes sociais, a internet ganhou mais de 4 milhões de internautas maduros nos últimos anos, gerando um ciclo de compra mais ágil e frequente comparado aos jovens.


Levando em conta que o Brasil é uma das nações que mais envelhece, é preciso criar estratégias para atender essa demanda. Avaliar os desafios que surgem nessa etapa da vida é fundamental para oferecer maior conforto para a experiência de compra desse shopper que representa uma parcela significativa dos consumidores.



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Com mais recursos financeiros e maior poder de decisão que outras gerações, graças à experiência e poupança financeira, o idoso é um núcleo importante.Segundo o relatório “Consumer Generations”, da Tetra Pak, o poder de compra do consumidor sênior vai superar 30 trilhões de reais em todo mundo até 2020.


E mais, a Nielsen aponta que o comportamento do consumidor idoso representa mais de um quarto das vendas de bens de alto consumo.Além de gastar, este consumidor aumenta o valor do ticket médio das compras das marcas que investem nele. Ou seja, se a estratégia de marketing for bem planejada, o retorno é certo.



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Já é fato que o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos em 2025 e a publicidade está só começando a se adaptar às mudanças no conceito de ser idoso.


Acostumados a se verem representados apenas em comerciais de plano de saúde e de previdência, ter um idoso como protagonista ainda é raro, mas os estereótipos começam a mudar e vem ganhando mais força em peças publicitárias recentes.


Com o envelhecimento da população, o mercado tem olhado para os idosos como um grupo de consumidores com um grande potencial a ser explorado de maneira diferente.


No lugar do sedentarismo e do isolamento, entraram em cena os conceitos da atividade, participação social e de que idade tem mais que ver com o estado de espírito do que com data de nascimento. 


Campanhas como a “Vovloggers”, por exemplo, viralizou rapidamente, alcançando mais de 1 milhão de visualizações em cada um dos oito vídeos divulgados no Youtube. Outro ótimo exemplo, é o vídeo Manifesto 50 anos, comemorando os 50 anos do Shopping Iguatemi São Paulo, fazendo um convite à celebração dos melhores momentos da vida.



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Derrubar estigmas em relação à terceira idade é um dos objetivos do marketing. A figura caricata de sedentarismo não existe mais.


Este target, tem dinheiro e tempo para gastar, eles viajam, frequentam bons restaurantes praticam atividades físicas, são ligados em moda, ferramentas audiovisuais e se divertem com amigos. Além de consumirem cada vez mais conteúdos digitais.



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GASTAR MAIS E MELHOR


Os idosos não se importam em pagar mais caro por um produto se ele for bom e isso, impacta as suas compras.


O maior desafio para a publicidade é representar toda a diversidade que existe neste público, que engloba desde pessoas capazes de correr uma maratona até quem gosta mesmo de cozinhar para os netos.


De uma forma ou de outra, o mercado está diante de uma nova realidade e principalmente de uma chance única para repensar a importância dos idosos na sociedade. Em 2045, essa turma representará quase metade da população brasileira. Serão 93 milhões circulando e consumindo por aí.


Está claro que a faixa etária é importante e economicamente ativa, merecendo uma comunicação específica.Apesar da autonomia em decisões de compra eles sentem falta de produtos pensados para às suas necessidades, como celulares com teclados e telas maiores, locais para diversão e roupas que seguiam tendências de moda e não tenham cara de brechó.



MAIS SOBRE ATITUDE E MENOS SOBRE IDADE


Ainda há uma miopia generalizada ao enxergar esse público e as marcas que perderem essa oportunidade perderão junto uma imensa fatia de consumidores.



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A boa notícia é que os mais velhos são os que mais aderem às redes sociais atualmente.


Denominados como baby boomers, em linguagem comercial, 72% dos os novos idosos, realizam ao menos uma compra on-line por mês, enquanto 83% pesquisam on-line antes de realizar uma compra off-line.


A pesquisa da KPMG “A verdade sobre os consumidores on-line ” (The truth about on-line consumers), realizada com 18.430 participantes de 51 países, os Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1965) compram on-line com a mesma frequência que a geração Milênio (nascidos entre 1982 e 2001), realizando, em média, 15 aquisições on-line por ano.



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Além de conveniente a internet é empoderadora. É uma forma de se manter ativo e atualizado. Por isso, ganha cada vez mais adeptos seniores, que usam o meio digital para manter contato com a família e também para descobrir boas compras e promoções.


Cada vez mais ativos no meio digital, é imprescindível ter ações no ambiente on-line, dedicadas para eles. Quanto mais informações, imagens, vídeos e tutorias explicativos, maior é a chance de conquistar a simpatia desse público e torná-lo um consumidor fiel de seus produtos ou serviços.


Não dá mais para subestimá-los e fazer ações antiquadas com as quais eles não se identificam. Os seniores estão ávidos não só por ofertas que atendam suas expectativas e sua nova realidade, mas também por conteúdos interativos que conversem com eles e apresentem recursos digitais atuais em áudio visual.


Este é o momento de investir nestes recursos, investir no marketing digital  para o público sênior com estratégias criativas e interativas, garantindo a participação da sua marca neste momento de oportunidade e grande potencial.





DADOS FONTES DE PESQUISA

Locomotiva Pesquisa & Estratégia

Nielsem Brasil

CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

IBPAD - Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados

IBGE -  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

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